• Atendimento 24H: (11) 4255.9990
    atendimento@drmangueiras.com.br

Awesome Image

A importância da manutenção das mangueiras

Escolher o tipo de mangueira adequado para cada sistema da máquina é uma ação que os fabricantes de equipamentos já realizaram na concepção de produtos novos. O problema reside nas peças de reposição, quando nem sempre os gestores de manutenção seguem à risca o que foi estipulado no projeto inicial, recorrendo a componentes sem normalização e com propriedades mecânicas diferentes das necessárias para o sistema.

Para evitar esse erro, os profissionais devem observar alguns parâmetros básicos antes de escolher a mangueira hidráulica para reposição em máquinas pesadas. O primeiro deles é saber qual material será transportado pela mangueira. Também é necessário estipular a pressão máxima de trabalho do sistema, a temperatura desse material e a temperatura externa do sistema da máquina. Utilizar mangueiras e terminais de um mesmo fabricante é outra condição indicada para o bom funcionamento do sistema, conforme indica a norma regulamentadora SAE J517 – série 100R.

Escolher o tipo de mangueira adequado para cada sistema da máquina é uma ação que os fabricantes de equipamentos já realizaram na concepção de produtos novos.

Até chegar ao momento de selecionar a mangueira correta para substituição, todavia, é preciso identificar a avaria no sistema antigo, evitando vazamentos de óleo que podem causar agressões ambientais, reduzir a efetividade do equipamento e colocar em risco a vida dos operadores, já que, dependendo da pressão do circuito hidráulico, um microfuro na mangueira resulta em um jato forte de óleo a pressões capazes de perfurar partes do corpo humano. A melhor forma de saber quando a mangueira hidráulica e seus terminais precisam ser trocados é realizando uma inspeção visual e constante.

O vazamento sempre é uma indicação de que pode haver mangueiras furadas, terminais desgastados e/ou conjuntos de mangueiras montados com terminais já em final de vida útil. Visualmente também é possível verificar se estão ocorrendo trincas ou se há enrijecimento da mangueira, o que pode indicar que o fluído transportado tem temperatura maior ou menor do que a recomendada para a mangueira instalada.

Cuidados com a limpeza

Lembrando que as mangueiras são o principal ponto de passagem do fluído hidráulico, é necessário atentar-se sempre para os procedimentos de limpeza, para evitar a contaminação do sistema e, consequentemente, graves avarias no equipamento. Nesse caso, a primeira regra de higiene é realizar a troca de mangueiras e terminais sempre em locais livres de poeira.

Quando for descartar a mangueira retirada, realize a proteção somente dos pontos hidráulicos, vedando as entradas com sistema plástico, com roscas ou tampas de metal específicas para essa prática de manutenção. Nunca utilize estopa ou pano para realizar esse procedimento, pois os pequenos fiapos desses materiais podem contaminar o sistema hidráulico. Quando for reutilizar a mangueira retirada, o mesmo processo realizado nos pontos hidráulicos deve ser executado na mangueira também. Então, após retirá-la do sistema, proteja imediatamente os seus dois pontos de saída.